COMO SUCEDEU A ENCHENTE EM RIO DO SUL-SC 2011?

O Ronaldo Coutinho, meterologista havia falado ao povo riossulense via rádio Mirador que viria uma enchente com treze metros acima do nível normal dos rios que compõem outro grande rio, o rio itajaí Açu, este que se vai Alto Vale a fora  e corta cidades tal como Blumenau  e outras de Santa Catarina.

A chuva começou a cair então e foi se prolongando. Ao amanhecer dos dias 6, 7 e 8 de setembro, tive o mesmo sonho noite após noite: No meu sonho havia uma enchente, os rios estavam cheios como nunca, no sonho eu via enchente em Blumenau e  Rio do Sul,.era muita água mesmo!

Na manhã do dia 8 quando o rio ainda não havia atingido 8 metros, tive certeza de que a enchente realmente seria uma das maiores da história.As pessoas ligavam muito para a prefeitura e nesta manhã eu atendia o telefone, em virtude da ausência da recepcionista que havia se ido para casa em virtude das cheias.As pessoas queriam saber se haveria enchente ou não e mesmo não sendo o meu ofício informar assuntos relacionados a Defesa Civil, eu orientava as pessoas para que se preparassem para o pior!"O pau vai ser feio, esteja preparado para o pior" eu dizia às pessoas que me ligavam, e foram muitas ligações!

Estamos no dia 15 e as águas baixam em média 4 cm por hora, os rios ainda estão cheios demais, pois subiram 14 metros acima do normal.entre os dias 08 e 10 de setembro. O cenário na cidade é de muita destruição, pessoas perderam tudo, outras tiveram prejuízos milionários e todos pensam em como vão fazer para recomeçar.

A minha irmã ouviu um barulho estranho na noite de 09/09/2011 e foi dormir no vizinho, n'outro dia cedo viu que sua casa havia desabado juntamente com outras nove.Ela perdeu tudo, a casa com tudo que havia dentro.O terreno dela não era área de risco, até era muito bonito!
Comércio de Rio do Sul-SC-09/2011

Rio do Sul-SC-09/2011

Rio do Sul-SC-09/2011